Igreja de Santa Luzia

Visão Geral

Tipo:

Igreja

Orientação:

Católica

Estilo Predominante (exterior):

Barroco

Primeiro Templo:

1582

Templo Atual:

1780

Mantenedora:

*** Em levantamento.

Comemorações:

Padre Anchieta (9/junho)

Santa Isabel (4/julho)

Horário das Missas:

A História

Alguns autores citam duas possíveis origens para a primeira referência a igreja de Santa Luzia. Ambas envolvem o famoso navegador Fernão de Magalhães. Uma diz que a mesma tem como origem uma capelinha em madeira erguida para as bodas do casamento do mesmo com uma mulher chamada Luzia. Outra que a mesma teria sido construída para abrigar a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, trazida pelo navegador. Nas duas versões, tais fatos teriam ocorrido em 1519, durante a viagem de circunavegação de Fernão de Magalhães. Também existem historiadores que negam que estas versões tenham algo a ver com a atual igreja.

 

Sabe-se que em 1592 o Governador da Capitania do Rio de Janeiro, Salvador de Sá, doa o pequeno templo aos dois primeiros frades franciscanos que aportam por aqui. Eles ficam por 15 anos e depois se mudam para o Morro do Castelo.

 

Em 1752 a Irmandade de Nossa Senhora de Santa Luzia obtém permissão para a construção de um novo templo. Este já no local da atual igreja. Era muito simples e sem torres mas vai sendo alterado com o passar do tempo. Inicialmente com uma porta central e uma janela acima da mesma, até possuir três janelas e uma torre em sua lateral direita (considerando-se a frente da igreja).

 

Em 1872 recebe uma obra de ampliação, onde duas novas torres são construídas. A torre que já existia é demolida. A fachada recebeu frontispício neoclássico; uma porta frontal ampla e duas portas laterais. Também foi feita a cobertura dos corredores laterais, que ampliou seu espaço interno, sendo também deste período as dependências que abrigam o consistório e Secretaria da Irmandade, existente na Igreja.

Curiosidades

*** Texto em elaboração.

Fotos - Antigas
Fotos - Interior
Fotos - Exterior
Como chegar

Estação do Metro mais próxima:

Cinelândia (aprox. 400 metros)

Use o Metro! Salte na estação Cinelândia do Metro. Nela, você deve procurar pelas saídas "E" (Presidente Wilson) ou "F" (Rua Santa Luzia). Usando uma delas, ao chegar no nível da Rua, você estará na Av. Rio Branco e a Rua Santa Luzia estará atrás de você! Basta seguir por ela até o número 490. Ele fica do lado esquerdo da rua, na segunda quadra, seguindo o fluxo dos carros.

Localização

Endereço:

Rua Santa Luzia, 490

Telefone de contato:

(21) 2220-4367

E-Mail:

Não possui

Website:

Não possui

Horário de Funcionamento:

Segunda à Sexta, de 8 às 17h

Sábados e domingos, de 8 às 11h

Redes Sociais e outros:
Templos Próximos:
Participe! Deixe seu comentário abaixo.

© 2016 Projeto Templos Históricos

Instagram_v2.png