Igreja de Santa Cruz dos Militares

Visão Geral

Tipo:

Igreja

Orientação:

Católica

Estilo Predominante (exterior):

Neoclássico

Primeiro Templo:

1623

Templo Atual:

1811

Mantenedora:

*** Em levantamento.

Comemorações:

*** Em levantamento

Horário das Missas

A História

Tem como origem uma capela construída sobre as ruínas do fortin de Santa Cruz (século XVII). Em 1623, estando o mesmo em condições precárias e sem função estratégica, os militares pedem a Martim Correia de Sá, governador da época, permissão para construção de uma capela e um cemitério. Assim, teriam onde rezar e enterrar os seus mortos. A permissão é concedida e, cinco anos depois, em 1628, a capela é inaugurada com o nome de Capela de Santa Vera Cruz, com devoção à Santa de mesmo nome.

 

Serviu duas vezes como catedral, de 1703 a 1704 e de 1734 a 1737, quando a igreja de São Sebastião (Catedral da Sé), no Morro do Castelo, encontrava-se em condições precárias.

 

Necessitando de reformas, em 1780, inicia-se a construção de uma nova igreja (a atual), já com o nome de Igreja de Santa Cruz dos Militares. As obras terminam somente em 1811 (31 anos após). É sagrada a 28 de outubro de 1811, com a invocação de “Santa Cruz”, na presença de D.João VI, então príncipe regente.

 

Em 1840 um incêndio destrói quase toda a decoração interior feita pelo Mestre Valentim. Mestre Antônio de Pádua e Castro, em 1870, reforma o interior fazendo uma nova decoração e aproveitando tudo o que sobrou. Em 1914, uma nova reforma modifica o interior.

Curiosidades

*** Texto em elaboração.

Fotos - Antigas
Fotos - Interior
Fotos - Exterior
Como Chegar

Estação do Metro mais próxima:

Uruguaiana (aprox. 600 metros)

Use o Metrô! Salte na estação Uruguaiana do Metro. Nela, você deve procurar a saída para a rua Uruguaiana. Logo em frente a saida estará a Rua da Anfândega, uma reta, que o levará até a rua Primeiro de Março, seu destino final.

 

Andando pela rua da Alfândega, você irá atravessar a Avenida Rio Branco, a rua da Quitanda, passará pela igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, cruzar a rua da Candelária (onde você tem uma vista parcial da igreja da Candelária), e, finalmente, chegar a rua Primeiro de Março, onde você deverá dobrar a direita.

 

Se você realmente dobrou a direita, você estará no contra-fluxo dos carros. Ande até o cruzamento com a rua do Rosário e atravesse para o outro lado da rua.

 

A igreja fica logo após o cruzamento.

Localização

Endereço:

Rua Primeiro de Março, 36

Telefone de contato:

(21) 2509-3878

E-Mail:

Não possui

Website:

www.iscm.org.br

Horário de Funcionamento:

Segunda à Sexta, de 9 as 17h.

Sábados, das 12 às 12:30h.

Redes Sociais e outros:
Templos Próximos:

*** Texto em elaboração.

Participe! Deixe seu comentário abaixo.

© 2016 Projeto Templos Históricos

Instagram_v2.png