© 2016 Projeto Templos Históricos

Instagram_v2.png

Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso

Visão Geral

Tipo:

Igreja

Orientação:

Católica

Estilo Predominante (exterior):

Barroco

Primeiro Templo:

1582

Templo Atual:

1780

Mantenedora:

*** Em levantamento.

Comemorações:

Padre Anchieta (9/junho)

Santa Isabel (4/julho)

A História

Originalmente chamada de igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, passa a ser Nossa Senhora do Bom Sucesso no início do século XVIII.

 

Teve como primeira construção, uma simples capela de barro, datada de 1567, um pouco antes da fundação da Santa Casa da Misericórdia (1582).

 

Reconstruída em 1754 e reformada no final do século XIX, ficava no sopé do Morro do Castelo, cuja única lembrança atual é o início da Ladeira da Misericórdia que dava acesso ao morro (situada do lado direito da igreja).

 

É integrada ao amplo conjunto arquitetônico da Santa Casa da Misericórdia. A sua direita fica o antigo Recolhimento das Órfãs da Santa Casa, construída em 1739, que surgiu com o objetivo de amparar órfãs carentes e a sua esquerda fica a parte antiga da Santa Casa da Misericórdia.

 

Durante sua reforma a fachada é enriquecida com um portão de pedra de lioz e uma sineira frontão.

Curiosidades
  • Aqui estão três altares de 1567, que pertenciam a antiga igreja de Santo Inácio, que ficava no Morro do Castelo;

  • O prédio que fica a direita da igreja era um orfanato de meninas (que haviam pedido a família por morte ou por abandono);

  • Originalmente o orago da igreja não era Nossa Senhora do Bonsucesso, cuja imagem ficava em um dos altares laterias. A mudança ocorreu no século XVIII, em data desconhecida.

Fotos - Antigas
Fotos - Interior
Fotos - Exterior