Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo

Visão Geral

Tipo:

Igreja

Orientação:

Católica

Estilo Predominante (exterior):

Barroco

Primeiro Templo:

1770

Templo Atual:

1850

Mantenedora:

*** Em levantamento.

Comemorações:

Nossa Senhora do Monte do Carmo (16/julho)

Matriarca do Carmelo - Santa Teresa d´Avila (15/outubro)

Horário das Missas

A História

Tem como origem encontros de devotos de Nossa Senhora do Carmo, realizados no convento dos Carmelitas e que, em 1648, deram origem a Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo.

Após a criação da irmandade, a mesma decide pela construção de uma capela para seu uso. Assim, em 1669, é inaugurada da Capela da Paixão de Cristo, dentro do Convento do Carmo. Tempos depois, em 1749, tendo recebido um terreno ao lado do convento, por doação, iniciam-se os esforços para a construção de um templo maior a fim de atender as crescentes necessidades da ordem. Na época a igreja conventual encontrava-se em um estado ruim de conservação. Assim, com os frades carmelitas não gostando da ideia, por receio de que as obras abalassem as estruturas da igreja conventual, dá-se início a um longo debate, que dura aproximadamente três anos. Com o término do mesmo, é aberto o caminho para o início da construção. Assim, em 1755, é colocada a primeira pedra da igreja dos terceiros e, quinze anos depois, em 1770, mesmo com a igreja não estando finalizada por completo, foi celebrada a primeira missa no local, permitindo o início das atividades da Ordem Terceira no novo templo.

As obras da igreja foram totalmente finalizadas em 1850, com o término da construção da segunda torre (a primeira foi finaliza em 1847).

Curiosidades
  • *** Texto em elaboração.

Fotos - Antigas
Fotos - Interior
Fotos - Exterior
Como Chegar

Estação do Metrô mais próxima:

Carioca (aprox. 600 metros)

Use o Metrô! Salte na estação Carioca. Nela, você deve procurar a saída A, que irá lhe deixar de frente para a Avenida Rio Branco..

Caminhe até a Avenida Rio Branco, e ao chegar nela, caminhe para a sua esquerda, seguindo o contra-fluxo, até o terceiro cruzamento, que será o da Avenida Rio Branco com a Rua Sete de Setembro. No caminho você terá cruzado a Avenida Nilo Peçanha e a Rua da Assembléia.

No cruzamento com a Rua Sete de Setembro, siga em direção à Praça XV, atravessando para o outro lado da Rio Branco, seguindo os trilhos do VLT. 

Você irá passar pela rua Rodrigo Silva, pela Travessa do Ouvidor, Rua da Quitanda, Rua do Carmo e chegará na Avenida Primeiro de Março. Neste momento, você estará ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé.

A Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo, fica na mesma calçada, 50 metros a frente.

Redes Sociais e outros:
Localização

Endereço:

Rua Primento de Março, S/N

Telefone de contato:

(21) 2242-4828

 

E-Mail:

Não possui

Website:

www.igrejanscarmorj.com.br

Horário de Funcionamento:

Segunda à Sexta, de 8 as 14:00h.

Sábados, das 8 às 11h.

Templos Próximos:
Participe! Deixe seu comentário abaixo.

© 2016 Projeto Templos Históricos

Instagram_v2.png