Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória

Visão Geral

Tipo:

Igreja

Orientação:

Católica

Estilo Predominante (exterior):

Neoclássico

Primeiro Templo:

1872

Templo Atual:

1872

Mantenedora:

*** Em levantamento.

Comemorações:

Nossa Senhora da Glória (15/agosto)

Horário das Missas

A História

Sua história tem início em uma capela particular dedicada a Nossa Senhora dos Prazeres, quando, 26 de janeiro de 1835, é fundada a irmandade Santíssimo Sacramento de Nossa Senhora da Glória, e a Matriz da Glória passa a funcionar, mesmo que precariamente, em suas instalações.

 

Em 1835, uma velha capela pertencente a então rainha de Portugal, Dona Maria 2ª, passa para a propriedade da irmandade e, no final do mesmo ano, a mesma passa a ser a sede da irmandade e as imagens são trazidas para a mesma.

 

Porém, naquela época, as missas já tinham caráter aristocrático e existia uma grande afluência de fiéis. O pequeno templo já não comportava confortavelmente as missas. Então, em 1837, tratou a Mesa Administrativa da Congregação de escolher o local onde deveria ser levantado o novo santuário.

 

Assim, um terreno é escolhido e, após o processo de compra, em 17 de julho de 1838, passou à posse da Irmandade. A pedra fundamental foi colocada no dia 17 de julho de 1842 e, somente 30 anos após, em 1872, a nova Matriz (prédio atual), é finalmente inaugurada.

Fotos - Antigas
Fotos - Interior
Fotos - Exterior
Como Chegar

Estação do Metro mais próxima:

Largo do Machado (aprox. 160 metros)

Use o Metrô! Esta é uma igreja que fica muito próxima ao Metro. Salte na estação Largo Machado. Nela, você deve procurar a saída A, que é saída para a praça do Largo do Machado. Esta saída ja lhe deixará de frente para a igreja.

 

Talvez não seja possível vê-la logo no primeiro momento, por causa das árvores. Mas, caminhe para o centro da praça que ela logo aparacerá.

Localização

Endereço:

Largo do Machado, S/N

Telefones de contato:

(21) 3251-4511 / (21) 3251-5929

 

E-Mail:

secretaria@nsdagloria.com.br

Website:

www.nsdagloria.com.br

Horário de Funcionamento:

Segunda à Sexta, de 7 as 18h.

Sábados, das 7 às 17h.

Domingos, das 7:30 às 20h.

Redes Sociais e Outros
Templos Próximos
Participe! Deixe seu comentário abaixo.

© 2016 Projeto Templos Históricos

Instagram_v2.png