Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores

Visão Geral

Tipo:

Igreja

Orientação:

Católica

Estilo Predominante (exterior):

Neoclássico

Primeiro Templo:

1750

Templo Atual:

1873

Mantenedora:

Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores

Comemorações:

*** Em levantamento

Horário das Missas:

*** Em levantamento

A História

Construída pela Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, formada por comerciantes prósperos da área da Rua da Cruz (atual Rua do Ouvidor), e arredores, foi inaugurada em 1750. Em 1755 concluem-se totalmente os trabalhos e em 1766 é finalizada a decoração interna.

 

Entre 1862 e 1872 é realizada uma obra de remodelação que preserva pouco de sua versão original.

 

É uma das raras igrejas do Rio de Janeiro que possuem adro (área externa, em geral cercada, das igrejas).

Curiosidades
  • Quando houve a segunda revolta da armada brasileira, o encouraçado Aquidabã disparou um tiro que atingiu a torre sineira da igreja (em de 25 de setembro de 1893), derrubando a estátua alusiva à Religião. Apesar da queda de mais de 25 metros de altura, a mesma sofreu poucos danos, sendo o fato considerado milagroso. Tanto a estátua quanto o projétil que a atingiu encontram-se, hoje, expostas na sacristia.

  • Na torre da igreja, em 1872, foi instalado o primeiro carrilhão da cidade.

  • O grande medalhão, em mármore de Lioz, localizado em cima da janela central da frente da igreja, representa a coroação de Nossa Senhora, e foi encontrado enterrado, atrás da igreja, durante as obras de revitalização da mesma. Provavelmente era destinado à igreja da Ordem 3ª da Penitência, a quem pertencia o terreno, que não o aproveitou.

  • É uma das raras igrejas do Rio de Janeiro que têm átrio.

Fotos - Antigas
Fotos - Interior
Fotos - Exterior
Como Chegar

Estação do Metrô mais próxima:

Uruguaiana (aprox. 700 metros)

Salte na estação Uruguaiana do Metro. Nela, você deve procurar a saída para a rua Uruguaiana. Logo em frente a saida estará a Rua da Anfândega, uma reta, que o levará até a rua Primeiro de Março, seu destino final.

 

Andando pela rua da Alfândega, você irá atravessar a Avenida Rio Branco, a rua da Quitanda, passará pela igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, cruzar a rua da Candelária (onde você tem uma vista parcial da igreja da Candelária), e, finalmente, chegar a rua Primeiro de Março, onde você deverá dobrar a direita.

 

Se você realmente dobrou a direita, você estará no contra-fluxo dos carros. Ande até o cruzamento com a rua do Rosário e atravesse para o outro lado da rua. Assim, você passará pela frente da Igreja de Santa Cruz dos Militares.

 

A próxima esquina é a com a Rua do Ouvidor, onde deve-se entrar a esquerda. Seu destino final está logo a frente, do lado direito da rua.

Localização

Endereço:

Rua do Ouvidor, 35

Telefone de contato:

(21) 2509-2339

E-Mail:

Não possui

Website:

Não possui

Horário de Funcionamento:

Segunda à Sexta, de 7 as 14h.

Redes Sociais e outros:
Templos Próximos:
Referências Bibliográficas:
  • Em construção

Participe! Deixe seu comentário abaixo.

© 2016 Projeto Templos Históricos

Instagram_v2.png