Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé

Visão Geral

Tipo:

Igreja

Orientação:

Católica

Estilo Predominante (exterior):

*** Em levantamento

Primeiro Templo:

1770

Templo Atual:

1910

Mantenedora:

*** Em levantamento

Comemorações:

Nossa Senhora do Carmo (16/julho)

Nossa Senhora da Cabeça (12/agosto)

Horário das Missas

A História

Construída para substituir a ermida que existia no local (dedicada à Nossa Senhora do Ó, que desmoronou), teve sua pedra fundamental lançada em 1761, sendo inaugurada em 1770. Passou por várias reformas, a fim de adaptar-se as novas funções que recebeu no decorrer dos anos. A composição atual é de 1910.

Em 1808, com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, foi elevada a condição de Capela Real e, logo depois, acumulou a função de Catedral (até 1976, quando a Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro foi concluída).

Curiosidades
  • A ermida desabou em um dia de festa soterrando os fiéis.

  • O primeiro andar da fachada, com três portais em estilo pombalino lisboeta, é ainda original da igreja de 1770.

  • Erguido ao lado da igreja, em 1619, o Convento do Carmo foi durante muitos anos a maior edificação do Rio de Janeiro. Era unido a igreja por uma torre com portaria.

  • A igreja guarda, em uma urna, parte das cinzas de Pedro Alvares Cabral.

  • Aqui foram realizadas as coroações de D Pedro I (1/12/1822) e D. Pedro II (18/07/1841).

  • Nela se encontra o mais velho sino do Rio de Janeiro. Construído por um artista anônimo francês, em 1623, possui a figura de um cavaheiro em reverência, com um chapeu de plumas a mão. Em torno do seu bojo esta escrito em latim "Aerat tum tibi libatopus voxl".

  • Para evitar a construção de edificações que viessem a prejudicar seu convento e a igreja, os frades carmelitas pediram a Câmara, e conseguiram,  o aforamento das terras que ficavam a sua frente (terreno hoje conhecido como Praça XV).

  • Nela foi realizada a sagração do 1º Cardeal do Brasil e da América Latina, o Cardeal D. Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti (1905).

Fotos - Antigas
Fotos - Interior
Fotos - Exterior
Como Chegar

Estação do Metro mais próxima:

Carioca (aprox. 550 metros)

Use o Metrô! Salte na estação Carioca. Nela, você deve procurar a saída A, que irá lhe deixar de frente para a Avenida Rio Branco..

Caminhe até a Avenida Rio Branco, e ao chegar nela, caminhe para a sua esquerda, seguindo o contra-fluxo, até o terceiro cruzamento, que será o da Avenida Rio Branco com a Rua Sete de Setembro. No caminho você terá cruzado a Avenida Nilo Peçanha e a Rua da Assembléia.

No cruzamento com a Rua Sete de Setembro, siga em direção à Praça XV, atravessando para o outro lado da Rio Branco, seguindo os trilhos do VLT. 

Você irá passar pela rua Rodrigo Silva, pela Travessa do Ouvidor, Rua da Quitanda, Rua do Carmo e finalmente chegará no número 14 da rua Sete de Setembro., onde fica a lateral da igreja.

Redes Sociais e outros:
Localização

Endereço:

Rua Sete de Setembro, 14

Telefone de contato:

(21) 2221-0501

(21) 2221-0407

(21) 2242-7766

E-Mail:

antigase@gmail.com

Website:

www.antigase.com.br

Horário de Funcionamento:

Segunda à Sexta, de 8 as 17h.

Sábados e domingos, das 8 às 11h.

Templos Próximos:
Referência Bibliografica

MAURICIO, Augusto. Igrejas Históricas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Livraria Kosmos Editora / SEEC/RJ, 1978.

CARVALHO, Benjamin de A. Igrejas Barrôcas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro:Editora Civilização Brasileira S.A., 1966

COARACY, Vivaldo. O Rio de Janeiro no Século Dezessete. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1965.

ALMEIDA, padua. Os Nossos Avós dos Altos das Torres: Os Velhos Sinos. Ilustração Brasileira, Rio de Janeiro, Ano XXXIX, Numero 159, páginas 13-7, Julho, 1948.

Site "Nossa Senhora do Carmo Antiga Sé". Link: https://www.antigase.org/a-igreja. Acesso em: 15 set. 2019.

Site "Rio de Janeiro Aqui". Linkhttp://www.riodejaneiroaqui.com/portugues/ig-antiga-se-pc-15.html. Acesso em: 15 set. 2019.

Site "Rio de Janeiro Aqui". Linkhttps://www.riodejaneiroaqui.com/portugues/largo-paco-praca-15.html. Acesso em: 15 set. 2019.

Site "Site Rio de Janeiro - Sua História e Seus Encantos". Link: http://www.marcillio.com/rio/encepmig.html#car. Acesso em: 15 set. 2019.

Site "Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH)". Link: http://www0.rio.rj.gov.br/patrimonio/proj_igreja_nscarmo.shtm. Acesso em: 15 set. 2019.

Site "Rio e Cultura". Link: http://www.rioecultura.com.br/instituicao/instituicao.asp?local_cod=194. Acesso em: 15 set. 2019.

Site "Wikipedia". Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Nossa_Senhora_do_Monte_do_Carmo. Acesso em: 24 set. 2019.

Participe! Deixe seu comentário abaixo.

© 2016 Projeto Templos Históricos

Instagram_v2.png